Como limpar prata


como limpar prata

Com o tempo, a Prata, material usado para a confecção de jóias, acaba escurecendo por diferentes fatores. Por isso logo surge a pergunta: como limpar prata escurecida? A prata é um material natural  e reagindo com agentes naturais sofre algumas alterações, como o escurecimento da peça.

Mas não se desespere. Muitas pessoas acabam se assustando quando percebe que a peça não tem mais a mesma cor e o mesmo brilho. Isso é normal e você pode reverter. O susto vem principalmente pela prata não ser algo tão barato assim e por isso muitos esperam que o material seja totalmente resistente. Existem algumas receitas para a limpeza de prata escurecida. São receitas caseiras, mas eficientes e em poucos minutos você pode ter sua jóia nova em folha, como o dia em que você comprou.

Uma das receitas é esfregar a peça com pasta de dente. Quando tiver brilho, lave com água morna e seque com pano macio. Essa é uma das receitas mais antigas e mais eficientes quando o assunto é dar brilho em prata, seja um anel, brinco, colar ou qualquer outro tipo de jóia. As alianças passam muito por isso. Com o tempo continuo de uso o material vai escurecendo e o casal precisa dar um brilho à mais para o anel. A pasta de dente é uma salvação para muitos casos.
Existem centenas de dicas e receitas de como limpar coisas de prata. O brilho se dá pelo fato de que você está limpando a peça, tirando as partículas de poeira que com o tempo ajudam a escurecer a jóia. Além das jóias existem muitos outros acessórios e itens feitos de prata e todos eles podem passar pelas receitas caseiras. Outra dica é usar um polidor de metais do tipo silvo ou brasso, especifico para esse tipo de serviço.

Entre as dicas para limpar prata  encontramos também uma um pouco curiosa. Com um litro de água, em temperatura ambiente, três colheres de sopa de bicarbonato de sódio, três colheres de sopa de sal em uma tigela e um pedaço de papel alumínio, mergulhe a prata na solução e ela brilhará de novo.
Não podemos deixar de citar o batom. Isso mesmo! Em um jeans velho que você não usa mais aplique uma faixa com o batom mais escuro que você tiver. Depois é só esfregar a prata nessa parte com batom. Por fim limpe em uma parte do jeans que não tenha batom. A peça também ficará nova em folha. Limpar prata escurecida em casa  é bem mais fácil do que muitos imaginam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário